carrinha Entregas gratuitas em Portugal Continental em compras a partir de 60€

Ler em Voz Alta

Companhia dos Brinquedos | 1 Fevereiro, 2022

No dia 1 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Neste dia, pelo mundo fora, lê-se em voz alta para celebrar o valor e a importância da leitura.

Todas as crianças adoram histórias e não estão sozinhas. Os adultos também adoram histórias! As histórias transportam-nos para outros mundos, estimulam a nossa imaginação, proporcionando entretenimento e padrões de resolução que nos ajudam a lidar com uma infinidade de desafios e problemas diários.

Conheça a nossa seleção de livros

 

Ler em voz alta é a maneira mais bonita de ensinar histórias para as crianças. Ouvir histórias, estimula nas crianças a sua capacidade de imaginação e criatividade, expande o vocabulário, promove o desenvolvimento da linguagem proporcionando uma sensação de segurança. Depois, as histórias fazem uma outra coisa muito bem: elas proporcionam entretenimento .E não apenas para as crianças que as ouvem, mas também para os adultos que as lêem.

A leitura em voz alta não promove apenas o desenvolvimento da fala nas crianças, mas também tem um efeito forte e positivo na personalidade da criança, bem como no desenvolvimento de competências sociais. Ler em voz alta expande o vocabulário da criança assim como a linguagem. Em suma, eles aprendem melhor a articular as palavras e consequentemente a fala. Portanto, é recomendável olhar para os livros ilustrados e ler histórias curtas e compreensíveis, até mesmo para as crianças mais pequeninas.

Além disso, as crianças adoram a intimidade da leitura em voz alta. A presença física próxima, nutre um vínculo entre elas e os pais ou outra pessoa que lê em voz alta para eles regularmente, sejam avós, irmãos ou educadores e professores.

Estudos descrevem que mais de 90 por cento das crianças que ouvem histórias diariamente, são descritas como alegres e autoconfiantes. Uma questão interessante: ler em voz alta promove o desenvolvimento de competências sociais. No artigo Ler mais e crescer feliz! falamos um pouco sobre o projeto Já sei Ler – Projeto de Promoção da Leitura, e sobre a da importância da leitura em voz alta.

 

4 Dicas sobre a leitura em voz alta:

 

  • Não leia demasiado rápido. Os seus pequenos ouvintes precisam de tempo suficiente para seguir o enredo e imaginar as imagens nas suas próprias cabeças.
  • Seja natural! E escolha livros que também o atraiam. Se um determinado livro for linguística ou contextualmente inadequado para a sua criança, então deixe-o na prateleira. Lá chegará o seu dia.
  • Crie uma rotina. A leitura em voz alta deve ser regular e decorrer num horário e lugar mais ou menos estabelecido. Mas seja flexível e sensível ao humor do seu filho, de como foi o dia e como se sente. Todos temos dias e dias…
  • Por fim uma sugestão diferente. Troquem de papeis e deixe ser a criança a ler. Mesmo quando ainda não sabem ler, elas muitas vezes sabem as suas histórias favoritas de cor, ou então inventam as suas próprias histórias com as imagens do livro. Experimentem, é delicioso!

 

Quais são os melhores livros para ler em voz alta?

 

Existe uma variedade enorme e incrível de livros infantis, mas o mais importante é que o conteúdo seja adequado à idade da criança.

Os bebés adoram livros simples, com cores e feitos de tecido com diferentes texturas ou madeira ou ainda os livros de pendurar nos carrinhos, para assim brincarem em andamento. Estas são algumas das nossas sugestões de livros de pano.

As crianças a partir de 1 ano, têm idade suficiente para os seus primeiros livros ilustrados. Gostam muito de histórias simples em rima, livros com imagens descomplicadas, com primeiras palavras e livros com ilustrações claras e objetivas.

A partir dos 2 anos, as crianças desfrutam de pequenas histórias ou então de livros informativos, sobre eventos do seu dia a dia ou coisas que observaram. Por exemplo, como veículos de construção, comboios, animais, cores… começam a explorar o mundo que os rodeia.

Aos 3 anos de idade a atenção de uma criança cresce e ela tem idade suficiente para livros ilustrados mais abrangentes. Assim como para os primeiros livros para leitura em voz alta com textos um pouco mais longos.

E a partir dos 4 anos não existem limites! Os temas e a complexidade dos textos é cada vez maior. Agora é a vez de começarmos a experimentar a cada dia novos autores ou autores clássicos de livros infantis livros ilustrados com textos mais longos em cada página ou histórias com vários capítulos. Sejam contos de fadas ou reais, dragões ou super-heróis, elfos ou princesas… as possibilidades são ilimitadas.

Conheça a nossa seleção de livros

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
Algumas Ideias para Celebrar o Dia da Mãe ♥
O Dia da Mãe está a chegar! Aqui ficam algumas ideias de como podemos celebrar este dia tão especial com atividades em família! Todas ...
5 Perguntas que Devemos Fazer às Crianças Sobre a Internet
Torna-se cada vez mais importante a forma como as crianças se relacionam com a internet e com a tecnologia de uma forma geral. Para ...
De Pais para Pais 10 Fevereiro, 2022
Regressámos à escola!
O último ano letivo foi muito diferente. Mas agora, com os alunos a regressarem à escola, há muito que podemos fazer para reforçar os ...
De Pais para Pais 23 Setembro, 2021