carrinha Entregas gratuitas em compras a partir de 60€

Porquê ler livros a crianças?

Companhia dos Brinquedos | 18 Novembro, 2018

Já todos sabemos que é importante as crianças receberem livros de presente. Mas ainda mais importante é que os leiam, se já tiverem idade para isso, sozinhos ou para a família ou em alternativa, caso ainda não o saibam fazer, que os pais partilhem com eles diariamente um momento onde lhes possam ler livros.

A leitura é estruturante no desenvolvimento das crianças, pelo que deve ser acompanhada, desenvolvida e estimulada. Mas se a iniciação à leitura é não é difícil, pois há o hábito de comprar e oferecer livros desde muito cedo, manter esse estimulo inicial requer maior atenção por parte dos pais e educadores.

O hábito da leitura é um dos mais importantes hábitos para o desenvolvimento da inteligência bem como o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Em consequência do desenvolvimento tecnológico mais recente, este hábito tem ficado de lado, substituído pela televisão, pelos computadores e mais recentemente smartphones e tablets.

Não nos podemos esquecer que as crianças são por norma um espelho dos pais. É por isso importante que o exemplo venha destes. Se tem filhos então leia-lhes desde pequenos, e mostre como a leitura pode ser um hábito divertido. Os resultados podem não ser imediatos, mas no futuro terá como resultado bons desempenhos escolares e adultos muito mais seguros e bem preparados para a vida.

Benefícios de ler livros com as crianças

Há inúmeros benefícios e razões para ler com as crianças, mas acreditamos que estes são os mais importantes:

  • Ouvir ler em voz alta, ler a par, conversar sobre os livros desenvolve a inteligência e a imaginação;
  • Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem e ajudam a aprender a ler melhor;
  • As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo e ajudam a ter mais sucesso na escola e na vida;
  • Ler em conjunto é divertido e reforça o prazer do convívio;
  • Os laços afetivos entre crianças e adultos que lhes leem tornam-se mais fortes;
  • A leitura torna as crianças mais calmas e ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

Estes são apenas alguns dos benefícios de ler livros a crianças. Mas há bastantes mais. Por isso todas as famílias deviam guardar 10 minutos para ler uma pequena história ou algumas páginas de uma história maior, todos os dias sem exceção. Se acha que não há tempo, substitua 10 minutos de uso de equipamentos eletrónicos por tempo de leitura em família.

Como os pais devem ler livros a crianças

No guia “Leitura em Vai e Vem ao Pais” do Plano Nacional de Leitura sugerem o seguinte método para as crianças que se encontram no pré-escolar ou no inicio do 1º Ciclo:

  1. Mostre a capa do livro e fale sobre as ilustrações
  2. Leia as frases e deixe a criança mudar de página se ela quiser
  3. Torne a história viva. Faça uma voz diferente para cada personagem e use mímica para contar a história. Quando a criança começa a saber ler, deixe-a ler palavras e frases. Leia a par.
  4. Vá conversando com a criança acerca do que lê e sobre imagens do livro.
  5. Ao longo da leitura assegure-se que a criança está a gostar mas também a compreender a história
  6. Deixe a criança fazer comentários sobre o livro, recontar a história ou parte da mesma.
  7. Se a criança der sinais de cansaço o desinteresse da história não insista. Peça-lhe para escolher outra história ou leia noutra altura.
  8. Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças querem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada.

Na Companhia dos Brinquedos gostamos de jogos e brinquedos e também de livros. Por isso temos sempre disponível na loja um conjunto alargado de livros para todas as idades entre 1 e 12 anos. Edicare, Orfeu e Minutos de Leitura estão entre as nossas escolhas regulares, e que incluem inúmeros títulos do Plano Nacional de Leitura. Boas leituras!

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
O Desenvolvimento da Fala nas Crianças
Os bebés e as crianças nascem com todas as competências necessárias para interagir com o seu ambiente. Estas incluem a linguagem ...
Brincar ao faz de conta
São dez da manhã e no número 10 da Rua de Camões já se realizaram 5 partos, já se arrancaram 3 dentes. Já se foi à lua num foguetão ...
Como é que os bebés descobrem o mundo?
Quando os bebés nascem podem ver. No entanto a visão é um dos sentidos que se desenvolve lentamente ao longo do tempo. Nas primeiras ...