carrinha Entregas gratuitas em compras a partir de 60€

O Desenvolvimento da Audição nas Crianças

Companhia dos Brinquedos | 3 Maio, 2019

Os bebés já são capazes de ouvir na barriga da mãe. Eles ouvem o seu próprio batimento cardíaco bem como o da própria mãe. Assim reconhecem um ritmo constante desde o início das suas vidas. As crianças também conseguem ouvir o som do sangue a correr nas veias da mãe bem como as vozes das pessoas à sua volta antes de nascerem. É por isto que depois do nascimento, todos os bebés se acalmam quando a mãe lhes fala.

Após o nascimento, o desenvolvimento da audição do bebé continua devido aos estímulos externos. O cérebro do bebé aprende gradualmente a processar vários tipos de informação para permitir que a criança ouça com atenção.

Sons e as vozes de pessoas familiares

Nos primeiros meses de vida, as crianças gostam de ouvir as vozes das pessoas que conhecem. Como regra geral, a mãe e o pai são aqueles que melhor conseguem acalmar o bebé com palavras gentis, com uma canção ou também com uma lenga-lenga. Ao fazer isso, os pais também estimulam a capacidade do bebé ouvir e falar. Da mesma forma a música é um calmante muito importante para bebés. No entanto, se para algumas crianças as caixas de música têm um efeito calmante, outras para adormecer, só com o zumbido do aspirador ou do exaustor da cozinha. Nos primeiros meses, os bebés já são capazes de distinguir sons com grande precisão. Após os 3 meses de idade, os bebés geralmente começam a imitar sons, chilrear, cantarolar ou balbuciar.

Os bebés amam ritmo e instrumentos musicais

Os bebés gostam de cantar, fazer música e adoram mexer-se. Eles reagem com curiosidade a diferentes sons e vozes. Além disso experimentam a música e o ritmo como algo bastante natural. Fazer música com outros bebés, experimentar objetos e instrumentos diferentes fortalece o desenvolvimento da audição quanto as competências emocionais e sociais. Está cientificamente comprovado que de uma forma geral as crianças que crescem com música podem começar a andar e aprender a falar mais cedo do que aqueles que não a ouvem.  Por isso nas creches vêm primeiro as rimas infantis cantadas e as coreografias com dedos e mãos. Depois as experiências com vários e diferentes instrumentos musicais. Estes afirmam e inspiram a curiosidade natural das crianças por sons e ruídos.

Como desenvolver a audição de bebés e crianças

Os primeiros brinquedos do bebé são fundamentais nesta fase. Os brinquedos de agarrar como as rocas, os brinquedos de actividades ou os mobiles (para o berço ou para carrinho) permitem que os bebés aprendam a conhecer diferentes sons – como o papel crepitante ou guizos ou o chiador – e que depois tentem repetir o som através do manuseamento do brinquedo.

Desenvolvimento da audição com brinquedos musicais

Instrumentos musicais para crianças fornecem às crianças com mais de dois anos com uma introdução divertida ao desenvolvimento musical e ao ritmo. Seja num grupo ou individualmente, as crianças divertem-se muitoa tocar maracas, metalofone, flautas e qualquer instrumento que lhe apareça pela frente. Além disso sabemos que todas as crianças adoram agarrar em objetos do dia-a-dia e transformá-los em instrumentos musicais. Seja uma caixa de plástico e uma colher de pau ou a colher de comer a sopa na mesa de refeição.

Na Companhia dos Brinquedos temos sempre disponível, para os mais pequenos, um interessante conjunto de instrumentos musicais.

Desenvolvimento da audição com fantoches de mão

Os fantoches de mão com efeitos sonoros são particularmente populares entre bebés e crianças pequenas. Os pequenos companheiros são trazidos à vida por adultos, e seus chocalhos ou guizos costurados tornam a brincadeira mais animada. Às crianças deve ser também dada a oportunidade de poder dar vida aos fantoches de mão. Pegar neles, brincar e produzir sons é uma atividade perfeita e para a qual estão sempre prontos. Com esta atividade todos os sentidos são estimulados!

Descubra também como ocorre o Desenvolvimento da Fala nas Crianças.

Texto Adaptado de Haba

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
10 formas de gastar menos dinheiro enquanto viaja com crianças
Quem não gosta de viajar? Viajar não é barato, mas quando se tem filhos facilmente podemos aumentar as nossas despesas familiares num ...
De Pais para Pais 28 Junho, 2019
As Crianças Precisam de Música
A música é a linguagem mais universal do mundo. Muito antes da fala e da sua compreensão se desenvolverem, as crianças já entendem a ...