carrinha Entregas gratuitas em compras a partir de 60€

Há alternativa aos brinquedos tóxicos!

Companhia dos Brinquedos | 19 Outubro, 2018

Nos últimos dias foi notícia nos meios de comunicação social (Observador; Jornal de Noticias; RTP; TSF) um alerta feito pela Associação Ambiental Zero que refere a presença brinquedos tóxicos feitos a partir de matérias-primas recicladas, nomeadamente plástico.

Em termos resumidos o que se verificou, foi a existência de brinquedos tóxicos à venda em Portugal feitos com plásticos reciclados, com origem em materiais eletrónicos (computadores, televisões, etc). Estes brinquedos tóxicos possuem um composto químico que retarda as chamas em caso de incêndio do equipamento. Os retardadores de chama são segundo a Zero “substâncias químicas perigosas que perturbam a função da tiróide e causam problemas neurológicos e défice de atenção em crianças.”

Ainda antes da nossa decisão de criar a Companhia dos Brinquedos uma questão que considerávamos fundamental era a necessidade de garantir que os brinquedos e jogos que comprávamos para a nossa casa, eram feitos por marcas que nos garantissem sempre que possível a certificação dos materiais utilizados bem como do seu fabrico. Esta era a única forma de evitar brinquedos tóxicos.

Por isso, quando criamos a Companhia dos Brinquedos esta era uma das ideias base que queríamos partilhar com os nossos clientes. Para além da vertente educativa e da capacidade dos jogos e brinquedos fazer desenvolver as competências das crianças.

Depois de alguma procura encontramos marcas que nos davam garantias e iam até mais além. É sobre algumas destas marcas que hoje vos queremos falar. Para que quando compram um artigo na Companhia dos Brinquedos se sintam mais seguros da compra que estão a fazer. Mas também tenham a garantia que as marcas com que trabalhamos têm um cuidado especial nas matérias primas que usam para fazer brinquedos e jogos. Sem dúvida as crianças e o seu bem estar são a maior preocupação.

HABA

A Haba acredita que os brinquedos são tão bons quanto os materiais usados para os produzir. Por isso quando iniciaram a sua atividade apenas faziam brinquedos de madeira. Posteriormente introduziram outros materiais. Em primeiro lugar o cartão para os jogos e mais recentemente o poliéster e os plásticos, usados maioritariamente em brinquedos de praia.

Na Haba todos os materiais são cuidadosamente inspecionados antes de serem aprovados para produção.

As madeiras são certificadas e provêm exclusivamente de florestas sustentáveis. Todas as tintas usadas nos brinquedos não têm solventes e são à base de água. Por isso não há preocupações quando os brinquedos de madeira acabam nas bocas dos bebés. Os tecidos são produzidos por fornecedores selecionados que são visitados e inspecionados regularmente. O cartão e papel usado nos jogos e puzzles é na sua maioria reciclado.

Os plásticos usados pela Haba são do tipo ABS. Dispõem de 5 anos de garantia e ainda cumprem todos os requisitos quanto à utilização de substancias e preparações perigosas, como os conhecido ftalatos.

Mas a Haba, no âmbito da sustentabilidade, desenvolveu um novo material orgânico a partir de recursos renováveis que partilha das mesmas propriedades do plástico, chamado HABAform. Este material 100% orgânico é neutro em CO2 e cumpre com todos os padrões de segurança para brinquedos.

Käthe Kruse

“A mão segue o coração. Apenas a mão pode fazer a volta pela mão até o coração”. A Käthe Kruse produz bonecas e brinquedos para crianças há mais de 100 anos. Em 2015 foi considerada uma das marcas do século na Alemanha.

Na Käthe Kruse os brinquedos são projetados e feitos para durar toda a infância. A fim de garantir a segurança dos artigos a Käthe Kruse produz em instalações próprias. Desta forma garante a conformidade com todos os padrões aplicáveis ​​nas áreas de segurança e qualidade dos brinquedos.

A Käthe Kruse usa em parte da sua coleção tecidos orgânicos. Para isso garante que as explorações de onde são originárias as matérias-primas são certificadas, não só relativamente ao cultivo do algodão mas também ao tratamento dos animais de forma orgânica.

Todos os brinquedos são testados por institutos de testes independentes. Os testes são realizados de acordo com padrões Europeus e dos EUA.

Na Käthe Kruse cada brinquedo é produzido individualmente, adquirindo o seu charme típico de Kruse pela utilização do trabalho manual dos seus colaboradores.

Lilliputiens

A Lilliputiens é uma empresa belga especializada na produção de brinquedos em tecido. Diferenciam-se pela extrema qualidade e criatividade dos produtos desenvolvidos.

Dedicam o máximo cuidado e atenção à qualidade e segurança dos seus artigos. Por isso a Lilliputiens aplica os mais altos padrões internacionais e submete todos os brinquedos aos testes mais severos, muitas vezes além das certificações legais.

Os materiais que utilizam são selecionados com cuidado, avaliados várias vezes e submetidos a testes exaustivos para pesquisa de componentes tóxicos.

Todos os materiais tingidos ou impressos são certificados como AZO-Free. Esta certificação garante que nenhum dos corantes utilizados nos tecidos é tóxico. Todos os brinquedos são exaustivamente testados por laboratórios externos, reconhecidos internacionalmente e que atendem aos mais rigorosos padrões europeus e internacionais.

Finalmente todos os brinquedos da Lilliputiens são 100% rastreáveis. Cada brinquedo tem uma etiqueta, com um número precedido por POG (ex: POG-89-0112). Este número permite recuperar a data de produção bem como toda a informação relativa aos materiais utilizados na produção dessa serie de brinquedos.

Le Toy Van

Criada em 1995 a Le Toy Van tem com objectivo projetar e distribuir brinquedos tradicionais de madeira de alta qualidade mas com um estilo contemporâneo. A Le Toy Van é inspirada no entendimento de que as crianças têm mãos pequenas, mas grande imaginação. Além disso é apaixonada e orgulhosa por conceber brinquedos inovadores, que incentivam a aprendizagem seja através de jogos imaginativos mas também pelo faz-de-conta.

Todos os brinquedos são desenvolvidos para responder aos mais rigorosos padrões de segurança. Em especial as normas para brinquedos europeia (EN-71) e Americana (ASTM).

Os brinquedos Le Toy Van são fabricados eticamente por parceiros com certificações de qualidade, segurança e sustentabilidade. Para garantir a implementação das certificações os parceiros são visitados e inspecionados regularmente. Utilizam materiais naturais como madeira de borracha e tintas à base de água. Os seus brinquedos com detalhes feitos manualmente, são únicos e adorados por mãos pequenas

Vilac

Entre montanhas, lagos e florestas, a Vilac cria brinquedos há mais de cem anos em Moirans-en-Montagne capital de brinquedo francesa. Brinquedos intemporais e únicos que fazem sonhar todas as gerações.

As madeiras de faia e pinheiro têm origem em florestas de gestão sustentável. São escolhidas com todo o cuidado em função das restrições técnicas que o brinquedo apresenta.

As lacas e tintas são testadas por laboratórios certificados que garantem a utilização segura dos brinquedos pelas mãos e boca de todas as crianças. Adicionalmente todos os brinquedos Vilac são livres de alérgenos, ftalatos e sem chumbo.

Na Vilac todos os brinquedos produzidos são controlados não apenas pelo departamento de qualidade, mas também por laboratórios certificados. Assim conseguem garantir a conformidade de todos os brinquedos produzidos. Todos os brinquedos são desenvolvidos para responder aos rigorosos padrões de segurança das normas para brinquedos Europeia e Americana.

Quercetti

A partir de Turim em Itália e à mais de 66 anos a Quercetti faz da segurança uma prioridade absoluta. A Quercetti está constantemente comprometida em fornecer produtos seguros e não tóxicos que utilizam apenas matérias-primas certificadas. Neste sentido todos os produtos são testados por laboratórios acreditados, de acordo com os mais restritivos e atualizados regulamentos internacionais. Para cada produto podem fornecer uma Avaliação de Segurança. Adicionalmente todos os produtos acabados são submetidos a testes internos para verificar o seu funcionamento e qualidade.

Além disso, todos os materiais impressos usam papel certificado pelo FSC, livre de cloro e a partir de fibras recicladas. Todo o processo de impressão offset utiliza apenas tintas à base de óleos vegetais.

Estas são 6 marcas que comercializamos na Companhia dos Brinquedos. E que são uma clara alternativa aos brinquedos tóxicos que foram encontrados à venda em Portugal. São marcas que primam pela qualidade das matérias-primas que usam na produção dos seus brinquedos e que desse modo garantem a segurança das crianças.

Todos os pais devem e estar atentos quando compram brinquedos. E quanto mais novas as crianças são, maior deve ser a atenção. A utilização de materiais de maior qualidade implica por vezes um custo superior que nem sempre é fácil de aceitar. Mas como diz a sabedoria popular “o barato às vezes sai caro”!

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
3 Sugestões para o Dia da Criança (com desconto!)
.Para os mais novos há três datas que não se podem ignorar: Dia da Criança Dia de Aniversário Dia de Natal O Dia Mundial da Criança...
O Blog da Companhia dos Brinquedos
Olá a todos, este é o Blog da Companhia dos Brinquedos.  A Companhia dos Brinquedos é uma loja de comércio tradicional, bem no centro de Portugal, no Entroncamento. Nasceu...
Crescer a gostar de ler
Para quem lê de forma fluente torna-se, frequentemente, difícil compreender a razão pela qual um número significativo de crianças apresenta uma leitura em nada fluente resultado, por vezes, de um...