carrinha Entregas gratuitas em compras a partir de 60€

Dormir na mudança de hora

Companhia dos Brinquedos | 26 Outubro, 2018

 

Uma noite bem dormida não é apenas muito importante para nós adultos, também o é para as crianças. É durante o sono que eles processam o que viram, experimentaram, aprenderam e viveram durante o dia! E isso pode ser muito excitante!

O resultado é simples, como todos os pais sabem: não há duas noites iguais. E por vezes um ritual de dormir que funciona todos os dias, não consegue acalmar os mais pequenos noutro dia qualquer.

Por outro lado, todas crianças são diferentes – também em termos de comportamento do sono. Alguns bebés dormem felizes nos seus berços desde o início e estão bem descansados ​​e alegres no outro dia quando despertam. Outras crianças, por outro lado, acham difícil descansar à noite. Elas precisam de apoio, quer seja na forma de histórias e músicas, quer até de luzes noturnas para dormirem em paz e com descanso.

Nesta época do ano em que a mudança da hora faz atrasar os relógios, é um momento natural para voltarem as dificuldades a adormecer. Hoje, como no nosso artigo 7 ideias para lidar com a rotina do dormir, queremos ajudar os pais e as crianças a ultrapassarem estas dificuldades.

Deixamos de seguida algumas ideias para mesmo com a mudança de hora, este ritual tão importante nas nossas vidas nos permita ter um sono tranquilizante e sereno. A nós pais e às crianças também…

Luz suave para uma noite de sono tranquila na mudança de hora

O primeiro passo é criar uma atmosfera calma que indique às crianças que é hora de dormir. A escuridão “opressiva” não é uma boa opção. Uma luz noturna no quarto é uma boa ideia e há várias opções: uma luz de presença, um projector de imagens, um globo ou ainda os candeeiros de luz suave.

Algumas destas luzes ligam-se automaticamente quando escurece, outras funcionam também como uma bela decoração do quarto das crianças. Durante o dia são quase brinquedos graças aos seus motivos e figuras apelativas. O importante é que à noite todas espalham a sua luz suave dando tranquilidade natural ao quarto das crianças.

Qualquer uma destas opções cria um ambiente relaxante com sua luz suave. Além do mais mostram-lhes imagens amorosas que lhes dão uma sensação de conforto bem como de segurança e protecção durante a noite

Para a terra dos sonhos com a música favorita

Com uma música suave, todos nós adormecemos e sonhamos maravilhosamente bem. Os bebés adoram repetir melodias, especialmente quando vêm das caixinhas de música.

Além de favorecer o sono, as caixinhas de música também promovem o relaxamento do bebé a partir dos primeiros dias. Há mães que usam a caixinha de música durante a gravidez para quando o bebé nascer, o ambiente lhe seja absolutamente familiar. O bebé vai reconhecer a música no seu novo mundo e por esse motivo vai sentir-se mais seguro.

As caixinhas de música são em tecido e têm vários formatos diferentes que conseguem agradar a todos. Mas as mais apetecidas são aquelas que representam animais ou bonecos. Podem ser colocadas junto ao berço ou à cama ou ainda no carrinho de passeio ou na cadeira do automóvel, porque qualquer local é bom para ouvir a música e acalmar. A sua suave música de embalar dura normalmente entre 1 a 2 minutos. Depois voltamos a puxar a corda e volta ao princípio, até porque as crianças gostam da repetição.

O aconchego sempre ajuda na mudança de hora

Quando os pequenos não conseguem descansar, muitas vezes a única coisa que ajuda é… abraçar, abraçar, abraçar! A Mãe, o Pai ou o seu doudou ou peluche favorito.

Isso faz com que as crianças se sintam protegidas e não se sintam sozinhas quando finalmente a luz é apagada. Por isso a grande maioria das crianças agarra entre os braços e o peito o seu melhor amigo noturno.

Há inúmeras opções de escolha: maior ou mais pequeno, mais recente ou mais antigo, cabe à criança escolher o seu companheiro de dormir. Há crianças que têm o seu companheiro favorito e exclusivo. Outras que optam, a cada noite por um diferente em função das suas preocupações diárias. O importante é que se sintam confortáveis e seguras no momento de ir dormir. Por isso devemos deixá-las escolher à sua vontade.

Monstros imaginários e o medo do escuro

Criar uma atmosfera familiar dá às crianças uma segurança que é fundamental. Por isso, é importante, por exemplo, criar uma agradável atmosfera no quarto, com a luz de presença ou o candeeiro de luz suave, ou ainda com a caixinha de música.

Mas tudo isto deixa de funcionar quando os Monstros Nocturnos, esses seres que vivem debaixo das camas e que apenas as crianças pequenas conseguem ver, aparecem!

Como sabemos há muitas maneiras de afastar os Monstros Nocturnos. Na Companhia dos Brinquedos apreciamos duas formas, comprovada por pais que já as colocaram em prática, tal como nós!

  • Cartaz na porta do quarto que diz “Proibida a Entrada a Monstros”

Devem ser os pais a escrever o cartaz e a criança pode decorá-lo. Depois devem colar o cartaz na porta do quarto. Antes de dormir os pais devem fazer uma vistoria aos locais onde os monstros se costumam esconder. É necessário, depois da vistoria, confirmar que nenhum monstrinho entrou ou se tenha escondido no quarto.

  • Spray Anti-Monstros

Uma qualquer embalagem, sem rótulos, preferencialmente opaca e que tenha um pulverizador. A criança, com a ajuda dos pais, pode decorar a embalagem com pequenos desenhos e com a indicação que é um spray Anti-Monstros.

Depois cabe aos pais comprar ou fazer em segredo o spray: na verdade não se coloca nada lá dentro, mas diz-se que está cheio com um produto anti-monstros com características mágicas e que por isso não se consegue ver nem sentir. À noite, os pais ou as crianças espalham o spray onde os monstros se escondem. Depois podem adormecer com o spray junto a si ou na mesinha de cabeceira não vá aparecer mais algum…

Com este dois ajudantes de emergência, nada de errado pode acontecer e adormecer vai ser uma brincadeira de criança!

Na mudança de hora não desespere e ajude-os a ultrapassar este momento que nem para os adultos é fácil quanto mais para as crianças. Durmam bem!

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
3 Sugestões para o Dia da Criança (com desconto!)
.Para os mais novos há três datas que não se podem ignorar: Dia da Criança Dia de Aniversário Dia de Natal O Dia Mundial da Criança...
O Blog da Companhia dos Brinquedos
Olá a todos, este é o Blog da Companhia dos Brinquedos.  A Companhia dos Brinquedos é uma loja de comércio tradicional, bem no centro de Portugal, no Entroncamento. Nasceu...
Porquê uma bicicleta sem pedais?
Ontem foi um dia especial! A nossa filha mais nova começou a andar de bicicleta com pedais e sem rodinhas. Foi a primeira vez que andou numa bicicleta com pedais. E foi de tal forma fácil que ...