carrinha Entregas gratuitas em compras a partir de 60€

Dinossauros: porque gostam as crianças deles!

Desenvolvimento infantil | 8 Junho, 2018

Os dinossauros vêm aí… Hoje estreia mais um filme da trilogia jurássica, “Mundo Jurássico: Reino Caído”.

Não é interessante que uma espécie que não existe há mais de 60 milhões de anos desperte tanta curiosidade nas crianças? Leia porquê.

O ano passado e segundo o jornal inglês The Independent, Charlie um rapaz de 10 anos, ao visitar no Museu de Historia Natural de Londres uma exposição de dinossauros, reparou que um ovo de dinossauro da exposição estava incorretamente identificado. Em vez de Triceratops estava identificado como Oviraptor. Os pais não levaram muito a sério Charlie, mas acabaram por junto de um responsável identificar o erro.

Passado umas semanas Charlie recebeu uma carta do Museu que confirmava o erro. “Estamos muito impressionados com o conhecimento de Charlie e esperamos que sua paixão pela paleontologia continue”, dizia.

Os pais de Charlie disseram o seu filho é um grande fã da paleontologia (ciência que estuda os seres vivos de outras eras – como os dinossauros). Desde os 3 anos que vê documentários, filmes e desenhos e lê tudo o que encontra sobre estes animais extintos.

Por certo todos conhecemos uma criança que tem ou teve um interesse quase obsessivo por dinossauros ou por uma qualquer outra temática como carros ou aviões.

Dinossauros: sabe o que são “Interesses Intensos”?

As crianças que gostam e se interessam por dinossauros conseguem identificar as várias espécies, o que comiam, bem como o nome científico e os nomes das épocas em que viveram.

A esta motivação em relação a um tópico específico, como os dinossauros, chama-se na psicologia “Interesses Intensos”. Nas crianças os interesses intensos surgem entre os 2 e os 6 anos. Várias investigações têm demonstrado que esses interesses são importantes para o desenvolvimento das crianças. Além de aumentarem os conhecimentos sobre esse tópico, ajudam a criança a desenvolver competências linguísticas, de processamento de pensamento e concentração. Estas competências adquiridas no âmbito destes interesses, serão úteis na vida real ajudando à definição de pontos de vista, à montagem de estratégias de acção e à criação de relacionamentos sociais.

Por norma os interesses intensos não são influenciados pelos pais. Mais, muitas vezes são até desconhecidos dos pais. Mas não se preocupe! Por norma, estes interesses acabam por desaparecer no início da vida escolar. Com a frequência da escola o tempo disponível para os interesses intensos passa a ser mais reduzido e portanto acabam por os deixar de lado.

No entanto é aos pais que cabe a responsabilidade das crianças continuarem a desenvolver esses interesses, motivando-as por exemplo através do relacionamento das matérias letivas com esses interesses.

Dinossauros: o que fascina as crianças?

O despertar da criatividade é essencial para que as crianças se desenvolvam de forma correta. Temas com os dinossauros, são muito interessantes pois permitem juntar conhecimento com brincadeira.

  • Origem:

Explorar e conhecer novas realidades são coisas que as crianças gostam de fazer. E se for um mundo inteiro que já não existe? Este talvez seja o motivo por que os dinossauros tanto fascinam as crianças. Um mundo que já não existe e que por isso não pode ser visitado, faz com que as crianças necessitem de toda a sua imaginação para recriar visualmente o planeta terra como foi.

  • Extinção:

Teorias sobre a extinção dos dinossauros são muitas, mas a do asteroide que atingiu a terra é a mais aceite. Uma outra teoria refere que apenas os dinossauros que conseguiam voar escaparam, tendo evoluído para aves. Estas teorias aguçam a curiosidade das crianças sobre alguns dos animais que existem hoje e que têm origem nos dinossauros.

  • O mais forte:

A admiração pelas características e capacidades de cada um dos dinossauros é também uma grande paixão das crianças. Pequenos ou grandes, pacatos ou ferozes, herbívoros ou carnívoros, cinzentos ou coloridos, velozes ou lentos há dinossauros para todos os gostos. São estas características que as ajuda a imaginar lutas entre o T-Rex e o Velociraptor e a despertar paixões por um dinossauro favorito.

A presença dos dinossauros no imaginário infantil, desperta uma curiosidade imensa sobre a sua existência. Mas também sobre o seu desaparecimento. Apesar do ar assustador parece que o mundo dos dinossauros é um mundo mágico. Mundo esse que os ajuda a desenvolver as suas competências e a alargar o seu conhecimento.

Como contribuiem para o desenvolvimento?

O gosto pelos dinossauros ajuda a desenvolver em primeiro lugar, noções de tempo e história. Da mesma forma cria condições para fortalecer as noções de forma e tamanho. Do mesmo modo contribui para o desenvolvimento da linguagem (dizer Velociraptor, Tricerátops ou Pterodáctilos aos 3 ou 4 anos não é fácil) e finalmente, o reconhecimento das cores.

A exploração do tema pode igualmente motivar a aprendizagem de conhecimentos relativos á biologia, além de no campo afetivo explorar a afeição por elementos desconhecidos.

Dinossauros nas brincadeiras

Apesar da sua imagem terrível e ameaçadora, os dinossauros ajudam ao desenvolvimento de competências das crianças. Há uma gama alargada de brinquedos na temática dos dinossauros. E que podem ser utilizados para as desenvolver competências que mais são necessárias em cada idade.

Saiba que tipo brinquedos com dinossauros pode encontrar para o seu filho:

  • Puzzles: Um clássico dos jogos para criança que ajuda a desenvolver a concentração, a coordenação mão-olho e capacidade de observação
  • Kits de escavação: Placas de gesso onde estão embutidos ossos de dinossauro. A criança tal como um paleontólogo, tem de escavar cuidadosamente e montar o esqueleto no fim. Desenvolve a motricidade fina, destreza, concentração
  • Modelos de dinossauro: Há modelos pintados à mão que são uma reprodução fiel e detalhada, com nível de museu. As crianças gostam de brincar livremente com estes brinquedos. Desenvolvem noções de tempo e história e o reconhecimento de cores
  • Esqueletos de dinossauro florescente: Um esqueleto de dinossauro para montar e que brilha no escuro. Desenvolve habilidades motoras finas, a concentração e a coordenação mão-olho.
  • Stencil dinossauros: Para introduzir as crianças ao mundo do desenho. Elas vão conseguir desenhar com precisão de forma simples e atrativa. Desenvolve motricidade fina, coordenação e criatividade
  • Jogos: há vários jogos, com diferentes níveis de dificuldade, que usam a temática dos dinossauros para o desenvolvimento de várias competências. Criação de estratégias, concentração, lógica e pensamento flexível são algumas das competências.

Na Companhia dos Brinquedos encontra sempre brinquedos relacionados com os dinossauros, para todas as idades e de marcas tão reconhecidas com o Haba, GeoWorld, Orchard Toys, Quercetti ou SmartGames.

Em conclusão os terríveis dinossauros e o interesse que as crianças têm neles são uma óptima forma de desenvolvimento de competências em todas as idades. Não devemos portanto, tentar demover que as crianças gostem deste tema.

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
3 Sugestões para o Dia da Criança (com desconto!)
.Para os mais novos há três datas que não se podem ignorar: Dia da Criança Dia de Aniversário Dia de Natal O Dia Mundial da Criança...
O Blog da Companhia dos Brinquedos
Olá a todos, este é o Blog da Companhia dos Brinquedos.  A Companhia dos Brinquedos é uma loja de comércio tradicional, bem no centro de Portugal, no Entroncamento. Nasceu...
O Desportivismo, as Crianças e os Pais
Com o fim da escola (falta pouco mais de 1 mês) chega ao fim mais uma época desportiva para a grande maioria das modalidades. Mais um ano de esforço e superação para todos. E como nem todos podem...