carrinha Entregas gratuitas em compras a partir de 60€

Crescer a gostar de ler

Desenvolvimento infantil | 2 Abril, 2018

Para quem lê de forma fluente torna-se, frequentemente, difícil compreender a razão pela qual um número significativo de crianças apresenta uma leitura em nada fluente resultado, por vezes, de um processo de aprendizagem lento e com pouco sucesso, não raras vezes causador de sentimentos de frustração e baixa auto-estima.

Crescer rodeada de livros e “leituras” levará a criança, desde muito cedo, a entrar nesse mundo mágico da leitura, despertando-lhe o gosto por esse ritual único que é o “ato de ler”.

Estudos e projetos recentes têm vindo a demonstrar o papel da família e do adulto de referência nesta imersão no mundo da leitura. Porém, o amor pela leitura, pelo livro, pelo gostar de folhear páginas não é algo que se ensine, é algo que nasce em nós quando vemos aqueles de quem gostamos a fazê-lo. A criança fará o que vir os pais fazer, com naturalidade e prazer. Sem ser um ato forçado, uma obrigação.

Mais, a importância de ler com os bebés, sobretudo a partir dos seis meses, torna-se urgente se tivermos em conta a aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças.

Crescer a gostar de ler é um desafio atual se tivermos em conta aquele que é o fascínio que as crianças sentem face às novas tecnologias. Crescer a gostar a ler depende de nós, pais, famílias e profissionais, que passamos várias horas do dia com as crianças, porque ajudá-las a crescer passa por ler com elas e ler com elas é mostrar-lhes o mundo e ajudá-las a compreendê-lo.

Experimentar a leitura é uma aventura na qual também nós precisamos de entrar, como exploradores curiosos… e pode ser simples…

Vamos espalhar livros pelas divisões da nossa casa (na casa de banho e cozinha também vale).Vamos deixar uma prateleira livre na nossa estante, a uma altura a que a criança chegue para ela colocar os seus livros e perceber o quão importantes eles são. Vamos colocar livros nas listas de prendas de aniversário ou Natal. Vamos pedir livros emprestados na escola, para levar para casa e ler com as crianças…

Vamos ajudá-los a CRESCER A GOSTAR DE LER

E porque é importante dar o exemplo, mas também sugestões… aqui ficam elas…

 

Onde está o mocho? (desde o primeiro dia do bebé)

Na Quinta – O primeiro livro do bebé (+3 meses)

A minha papa (+6 meses)

Pequeno e Grande (+1 ano)

Boa Viagem Bebé (+18 meses)

Versos de Fazer Ó-Ó (+2 anos)

Quero um abraço (+3 anos)

A casa da Mosca Fosca (+4 anos)

Sapatos, Sapatinhos, Sapatões (a partir dos 6 anos)

 

Por: Professora Doutora Sandrina Esteves – Escola Superior de Educação de Lisboa – sesteves@eselx.ipl.pt

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
Porquê ler livros a crianças?
Já todos sabemos que é importante as crianças receberem livros de presente. Mas ainda mais importante é que os leiam, se já tiverem idade para isso, sozinhos ou para a família ou em alternativa,...
Baby Signs – Já ouviu falar?
  Já pensaram como seria poder entender os bebés? Aquele choro que nos faz doer o coração por não o conseguirmos calar? Ou como seria útil reconhecer imediatamente o desconforto dos beb...
De Pais para Pais 4 Novembro, 2018
Dormir na mudança de hora
  Uma noite bem dormida não é apenas muito importante para nós adultos, também o é para as crianças. É durante o sono que eles processam o que viram, experimentaram, aprenderam e vivera...