carrinha Entregas gratuitas em Portugal Continental em compras a partir de 60€

5 Perguntas que Devemos Fazer às Crianças Sobre a Internet

De Pais para Pais | 10 Fevereiro, 2022

A 8 de fevereiro de 2022, comemorou-se a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura. Este ano, o Centro Internet Segura assinala a data levantando a questão “TU és TU online?”

Torna-se cada vez mais importante a forma como as crianças se relacionam com a internet e com a tecnologia de uma forma geral. Para isso há 5 perguntas que devemos fazer às crianças sobre a internet que as vão ajudar a relacionar-se com ela de uma forma saudável.

As novas aplicações, jogos e sites surgem todos os dias e é para nós, pais e/ou educadores, cada vez mais difícil acompanhar as novas tendências. Ao mesmo tempo, torna-se difícil saber se estas são ou não adequadas às nossas crianças ou aos nossos filhos.

Cada plataforma (de jogos, redes sociais ou outra) tem os seus prós e contras e a forma como a família interage é naturalmente diferente. O site Seja Incrível na Internet  ajuda educadores/pais e crianças a navegarem no mundo digital e a criar hábitos online saudáveis. Além disso ensina também lições úteis que podem ser aplicadas a qualquer plataforma!

As 5 Perguntas que devemos fazer às crianças sobre a internet:

 

“O que é que partilhas na internet?”

Quer a família seja divertida – daquelas que faz concursos de dança ou de canto, e que partilha online essas brincadeira – ou mais introvertida – que apenas gosta de fazer like e assistir ao que os outros fazem – todos temos o nosso nível de conforto relativamente à privacidade e às informações que partilhamos online. Converse com as crianças sobre o que se pode partilhar nos meios digitas. Garanta que eles sabem que há informações que nunca se podem partilhar online – endereços, contas de e-mail, passwords e números de telefone.

 

“Sabes o que é e como definir uma password forte?”

Se o seu filho está a entrar numa nova plataforma, devemos ter a certeza que sabe como criar uma senha forte para proteger a sua conta. Para isso, a password deve ter pelo menos 8 caracteres e usar uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Apenas desta forma é possível evitar uma password que seja fácil de adivinhar – como o ano de nascimento, ou o nome do animal estimação lá e casa. Adicionalmente deve motivá-lo a que altere todas as suas passwords com alguma regularidade.

 

“O que significa o cadeado ao lado do nome de um site?”

É essencial que ajude os seus filhos a identificar o que são sites seguros. Para isso, deve ensiná-los a procurar o cadeado ao lado do nome do site na barra de navegação e a verificar sempre o URL do site antes de inserir qualquer password. Outra mensagem a passar é que não devem aceder a nenhum site através de links que recebam vindos por email ou através de plataformas de mensagens. Mesmo que essas mensagens venham de amigos!

 

“O que farias se visses um conteúdo que te deixasse desconfortável?”

Todos os pais e educadores querem que as crianças possam navegar online de forma segura. Mas também sabemos que mesmo a navegar em locais aparentemente seguros podem aparecer conteúdos menos próprios. Assim é importante conversar sobre essa possibilidade com elas. Mas também é importante que elas saibam que podem falar com os pais, ou qualquer adulto de confiança, sobre qualquer coisa que aconteça online!

 

“Como incentivas a bondade?”

É agora que as crianças começam a aprender muitas das suas competências para a vida e para a vida online. Procurem plataformas com conteúdos positivos e que sejam um reflexo dos valores da sua família e que incentivem interações positivas e gentis. E, claro, conversem sobre como tratar os outros como eles querem ser tratados, tanto online como na vida real.

O Centro de Internet Segura disponibiliza também um e-book com o titulo “Pais, Filhos & Tecnologia” destinado a pais e educadores. Inclui um conjunto de informações e de sugestões importantes, para que possamos ajudar os nossos filhos a serem exploradores confiantes e seguros do mundo online.

Ler mais
Partilhe:
Outros Artigos
Algumas Ideias para Celebrar o Dia da Mãe ♥
O Dia da Mãe está a chegar! Aqui ficam algumas ideias de como podemos celebrar este dia tão especial com atividades em família! Todas ...
Ler em Voz Alta
No dia 1 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Neste dia, pelo mundo fora, lê-se em voz alta para celebrar o ...
Regressámos à escola!
O último ano letivo foi muito diferente. Mas agora, com os alunos a regressarem à escola, há muito que podemos fazer para reforçar os ...
De Pais para Pais 23 Setembro, 2021